Diz a sabedoria popular que quando nasce um bebé nasce uma mãe.
Nasce uma mãe, é verdade, mas nasce também uma nova mulher.
A maternidade traz com ela um conjunto de mudanças e desafios físicos, emocionais e psicológicos.
É um período em que a nova mãe precisa ter o suporte e apoio da sua aldeia para poder reconectar-se a si mesma, adaptar-se ao seu novo papel e ter o tempo e espaço para poder sentir, conhecer e nutrir o seu bebé.
No entanto, muitas mães têm pouca ou nenhuma rede de suporte, acabando por viver o pós-parto isoladas, em piloto automático e a tentar estar em todas as frentes, exaustas.
É por isso tão importante preparar o pós-parto, tal como se preparou o parto, definir prioridades, conhecer necessidades, criar uma rede de suporte. Como se vão gerir as visitas? E as refeições? E tantas outras questões…
A doula de pós-parto vem restaurar o espaço de nutrição e acolhimento que a mãe e filho(a) precisam para fazer esta adaptação com tranquilidade.
Este apoio que presto pode variar consoante as necessidades de cada família, vai desde o apoio psicológico (consulta de psicologia) aos serviços de doula: apoio físico e emocional; apoio na amamentação e nos cuidados ao recém-nascido; ficar com o bebé enquanto a mãe toma um banho, faz uma sesta ou para que o casal tenha um pouco de tempo a dois; acompanhar num passeio ao exterior ou consulta, revisitar e integrar o parto.
O apoio enquanto doula ainda inclui uma sessão pré-natal de planeamento do pós-parto, apoio telefónico e via WhatsApp durante todo o acompanhamento.
Conheces alguns dos benefícios de ter uma Doula no Pós-parto?
- Maior sucesso na amamentação e na amamentação prolongada;
- Facilita a vinculação entre os pais e o bebé;
- Diminui a incidência da depressão pós parto;
- Encoraja práticas para o bem-estar do bebé e cuidados com a mãe e
- Aumenta a confiança dos pais nas suas capacidades parentais.